Laerte Késsimos

Laerte Késsimos

14/01/1982 (Brasil / São Paulo / São Paulo)
Membro desde 27/01/2022

0

Redes sociais
E-mail: laertekessimos@gmail.com

Instagram: laerte_kessimos

Facebook: laertekessimos

Twitter: laertekessimos

Natural de Governador Valadares/MG, ator formado pela Escola de Teatro Ewerton de Castro, vive em São Paulo desde 2001. Na capital paulista fez parte do elenco da Cia de Teatro Os Satyros de 2004 a 2009, onde iniciou sua carreira profissional e participou de diversos trabalhos de destaque como “A Vida na Praça Roosevelt”, “Transex” e “Inocência”. Alí também participou do processo de revitalização da Praça Roosevelt.

Artista multidisciplinar, atua também como artista visual em diversas áreas, como pintura, escultura, desenho, artes texteis, bordado, fotografia (still e movimento), cinema e vídeo, dirigindo e editando filmes e vídeos, artes gráficas e motion graphics.

Sua produção em artes visuais é de grande maioria recente (a partir de 2017) tendo realizado a exposição individual COMO SE DESENHA UM CORAÇÃO, parte do projeto SER JOSÉ LEONILSON, projeto que revisitava a obra e biografia do artista falecido em 1993, vítima da AIDS. O projeto tinha três vertentes artísticas: A performance/instalação, O PORTO, experimento público n.2, que durou trinta dias e consistia em um atelie-vitrine, instalado em espaço público onde Laerte, produzia obras diariamente diante do público passante. A realização da individual COMO SE DESENHA UM CORAÇÃO, que apresentava o expoente criado no atelie-vitrine e ao longo de toda a pesquisa. E por último a realização do espetáculo/palestra/solo de teatro SER JOSÉ LEONILSON, que estrou em novembro de 2019. 

A obra MAU COMEÇO, de 2019 participou do SAV 2020 - Salão de Artes Visuais de Vinhedo. Laerte venceu o Prêmio Revista DasArtes 2022 - escolha do juri.

Premiações

  • (2022)  - São Paulo / SP / Brasil
    PRÊMIO DASARTES 2022
    Revista DASARTES

Críticas e Artigos

  • (01/2022) GARIMPO LAERTE KÉSSIMOS
    REVISTA DAS ARTES
    LEANDRO FAZZOLA
    CAPA
    Primeiro vencedor do Prêmio Dasartes 2022, o multiartista LAERTE KÉSSIMOS faz de seu encontro com as obras de José Leonilson o propulsor para uma intensa investigação artística. O artista é contemplado com esta matéria e uma participação em uma futura edição da exposição Circular-Arte na praça Adolpho Bloch em São Paulo, um projeto da Farahservice. Por Leandro Fazolla.
    https://dasartes.com.br/a-revista/dasartes-115/

Lugares onde viveu

  • (01/2001)  - São Paulo / SP / Brasil
  • (01/1982 - 01/2001)  - Governador Valadares / MG / Brasil

Exposições Individuais

Obras de arte

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
OK