CONVOCATORIA BIENAL SACO1.0 - Chile

CONVOCATORIA BIENAL SACO1.0 - Chile

Chamadas Abertas


de 12 de janeiro de 2021 até 12 de abril de 2021

Antogagasta / Chile

Mais Informações:
http://proyectosaco.cl/convocatoria-bienal-saco1-0/
 

(traduzido automaticamente pelo Google Translate)

A Bienal de Arte Contemporânea SACO é uma iniciativa independente criada pela SACO Cultural Corporation, na região chilena de Antofagasta, após nove anos anteriores em formato de festival.

O objetivo é instalar um núcleo permanente de reflexão, crítica e diálogo no Deserto do Atacama, por meio de um encontro de artistas, especialistas, curadores, obras e grande público, em uma região marcada pela ausência de instituições dedicadas a esses fins.

Nesta capital do cobre, propõe uma alternativa para aprofundar mais em escavações que não são menos valiosas nem menos críticas em termos de nossa necessidade: a riqueza renovável da criatividade e do diálogo.

A edição de cada ano vem com um foco especial e características únicas. Assim, os terrenos para escavações são renovados semestralmente, evitando o eventual esgotamento dos recursos.

SACO1.0
A Bienal de Arte Contemporânea SACO convida os artistas a participarem do concurso para a sua exposição principal intitulada Flood. Os artistas selecionados participarão de uma residência de dez dias no ISLA, Instituto Latino-Americano de Arte Superior, para a realização e instalação de suas obras. Após a inauguração, os artistas participarão de uma viagem de imersão no território, pelo interior do Deserto do Atacama.

Um júri selecionará sete propostas de acordo com sua qualidade, bem como sua adequação ao espaço de intervenção: O Melbourne Clark Historic Pier em Antofagasta e, acima de tudo, sua relação com o conceito curatorial Flood.

Não serão aceites propostas de intervenção fora do cais (no mar, entre as rochas, no quebra-mar, etc.), nem serão aceites projectos que utilizem electricidade de qualquer tipo (projector, televisão, etc.). A exposição será realizada apenas à luz do dia. Os trabalhos vencedores devem garantir um período de exposição não inferior a dois meses. Serão preferidos trabalhos que possam ser vistos e apreciados ao longo de todos os 360 ° do percurso.

PARTICIPANTES
Podem participar artistas visuais de qualquer nacionalidade.

O concurso existente é aberto a artistas profissionais, bem como autodidatas, sem restrições de idade, formação, experiência profissional, ramo de atividade ou qualquer outro fator. Os principais critérios que serão submetidos à avaliação são a qualidade da proposta, sua viabilidade e relevância.

A convocatória é para pessoas físicas, porém trabalhos inscritos por duplas são aceitos. Neste caso, o segundo participante deverá financiar o vôo para Antofagasta, bem como a viagem de imersão no Deserto do Atacama.

Artistas que trabalham para a Cultural Corporation SACO, ou artistas que expuseram em SACO9 Now or Never, não podem participar.

DATAS
2021
12 de janeiro - abertura do call 2021
12 de abril - encerramento do call às 24h (horário chileno).
Primeira quinzena de junho - publicação da lista dos vencedores.
Julho - confirmação de participação, consultas técnicas e compra de passagens.
Agosto - definição detalhada de cada instalação.
22 de setembro a 6 de outubro - inauguração do SACO1.0 (exposições em galerias).
6 de outubro - início da residência no ISLA, Antofagasta.
14 de outubro - inauguração da exposição Flood.
14 a 16 de outubro - viagem de imersão no Deserto do Atacama.
17 de outubro - fechamento da residência, os participantes voltam para casa.
14 de dezembro - encerramento da exposição Flood.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA APLICAÇÃO NO SACO1.0

1. Fotocópia da página de informações pessoais de um passaporte válido, com data de validade posterior a 30 de novembro de 2021.
2. Caso seja necessário um visto chileno, indicar o tempo de espera entre o pedido e a emissão, bem como a lista dos documentos que devem ser apresentados.
3. Biografia de até 800 caracteres incluindo espaços em Word, Arial 12, formato de carta + link para site, se houver.
4. Portfólio com no máximo 10 trabalhos recentes, máximo de 3 MB em PDF.
5. Ideia geral e descrição da obra a instalar no Cais Histórico de Antofagasta, no máximo 500 caracteres incluindo título e espaços.
6. Esboços da obra (podem ser fotografias de maquetes, desenhos, fotomontagens ou qualquer outra linguagem visual, o que der conta da ideia a ser realizada), no máximo 3MB em um único PDF.
7. Especificações técnicas da obra, com a descrição dos materiais a serem utilizados e características / requisitos / detalhes da instalação. A proposta deve estar de acordo com o orçamento disponível. Qualquer projeto que não cumpra com este requisito não será considerado.
8. Autorretrato fotográfico, a 300 dpi (para RRSS, livretos e outros canais de distribuição).
9. O proponente tem a liberdade de incluir qualquer outro documento que possa contribuir para a análise de sua proposta, não superior a 3 MB. No caso de vídeos, basta incluir links.