Olhares Cruzados - A Europa em Angola

Olhares Cruzados - A Europa em Angola

Chamadas Abertas


de 19 até 28 de março de 2021

Camões - Centro Cultural Português - Angola

Mais Informações:
https://linktr.ee/camoesangola
 

O Camões - Centro Cultural Português está a convidar todos os fotógrafos angolanos e europeus residentes em Angola a participarem na exposição coletiva “Olhares Cruzados - A Europa em Angola”. As candidaturas para seleção dos participantes podem ser realizadas até ao próximo dia 28 de março seguindo as indicações do convite disponível na página Linktree do “Camões Angola” (https://linktr.ee/camoesangola).

A exposição pretende colocar em contacto fotógrafos angolanos e europeus para trabalharem em conjunto numa reflexão sobre as interceções entre as culturas europeia e angolana, em particular pelo modo com os direitos fundamentais da União Europeia são observados por olhares com origem nas duas culturas.

O resultado da interação entre europeus e angolanos culminará na seleção de um conjunto de fotografias a integrarem a exposição, que será inaugurada no próximo dia 9 de maio numa cerimónia de comemoração do Dia da Europa.

Um júri, constituído por três elementos, vai determinar a atribuição de três prémios, concedidos pelo BFA – Banco de Fomento Angola, às melhores fotografias: 
• 1º prémio no valor de 1.000.000,00 AKZ (um milhão de Kwanzas);
• 2º prémio no valor de 600.000,00 AKZ (seiscentos mil Kwanzas);
• 3º prémio no valor de 350.000,00 AKZ (trezentos e cinquenta mil Kwanzas).

O convite, dirigido a cidadãos angolanos e a cidadãos da União Europeia residentes em Angola, decorre em duas fases. Num primeiro momento serão selecionados os fotógrafos com base em fotografias que ilustrem os diferentes âmbitos dos seus trabalhos, a serem submetidas por correio eletrónico até ao próximo dia 28 de março.

Os selecionados serão integrados em equipas de dois elementos (um europeu e um angolano) que terão de apresentar um trabalho sobre os temas da exposição relacionados com os valores e princípios presentes na Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia: Dignidade Humana, Liberdades, Igualdade, Solidariedade, Cidadania, Justiça e Ambiente.

Será realizada uma sessão de esclarecimentos online no próximo dia 22 de março, pelas 17h00, por forma a esclarecer dúvidas e iniciar o envolvimento dos fotógrafos interessados em participar nesta exposição. Posteriormente serão realizados workshops para promover o diálogo e o conhecimento sobre os temas da exposição, que devem servir de inspiração para as obras.

As diferentes etapas de preparação da exposição, designadamente o convite com as condições de participação e o formulário de inscrição na sessão de esclarecimentos, vão ser divulgadas na página Linktree do “Camões Angola” (https://linktr.ee/camoesangola).

A exposição, que pretende promover a reflexão e o diálogo intercultural entre a Europa e Angola, está a ser desenvolvida no âmbito da Programação Cultural da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia (PPUE2021 2021Portugal.eu).

Organizada pelo Camões – Centro Cultural Português em Luanda, a exposição conta com a parceria institucional do BFA - Banco de Fomento Angola e o apoio da DS Records Limited.