Galeria Virtual Arttere - Iminência / Distanciamento

Galeria Virtual Arttere - Iminência / Distanciamento

Exposições


de 15 de abril de 2021 até 09 de maio de 2021

Galeria Virtual Arttere

Mais Informações:
https://www.arttere.com.br/galeria/

Obras que retratam um estado de sítio (muros e grades por toda parte; violência de Estado), fragilidade e abandono sociais (grupos sociais específicos sofrendo os riscos e as consequências da pandemia mais do que outros, como na obra de Hugo Ribeiro), e extermínio ecológico (Quanto Custa?, de Alexandre Augusto) são reunidos nesta curadoria como um instantâneo dos sentimentos de opressão que nos invadem por todos os lados no Brasil do presente.

No contexto do isolamento que vivemos, procuro estabelecer proximidades entre os trabalhos, questionando as diferentes formas de atuação do ser humano no mundo – e, em particular, a atuação dos artistes neste mundo, a maneira como lidam com as imagens e com os seus significados latentes.

Temos um papel importante para desempenhar, pela possibilidade de criar modelos alternativos para pensar o mundo. Trabalhamos com a realidade, analisamos, interpretamos, traduzimos a realidade e oferecemos dispositivos para repensa-las. Mas a realidade não pode ser representada. Os artistas criam novas realidades. Tudo o que fazemos contém uma concepção do mundo, mas é também uma nova realidade, de potencial transformador.

Artistas Convidados: Alexandre Augusto, Bryan Carvalho, Denis Moreira, Flávio Abuhab, Helio Vianna, Heloisa Lodder, Hugo Ribeiro, Leopoldo Ponce, Márcio Távora, Nestor Bastos Jr, Peter de Brito, Rafaela Antunes, Roberto Sanovicz, Virgilio Neves, Wenceslau
Curadoria de Diego Castro