Largo da Banana

Autor: Túlio Campello


Cadastrado em 31/08/2020
0

Data: 2019
Tipo de obra: Pintura
Técnica: Acrílica sobre tela
Dimensões: A 0,20 x L 0,40
Localização: Coleção particular
Cor primária: Cor secundária: Descrição: Como parte de minha mais recente pesquisa sobre paisagens temporárias e a transformação urbana, a obra "Largo da Banana" toma posição central como parte do questionamento: quantos espaços foram absorvidos pela cidade? Quais paisagens já não existem mais?

A área onde hoje é um viaduto na Barra Funda foi o palco para os carregadores de trens jogarem cartas, tiririca e fazerem brotar poesia no samba de roda.

Cenário de tradição e berço do Cordão Camisa Verde (1914), o Largo está fortemente associado à história da população negra em São Paulo.

O ouro como o carregamento ferroviário, as mercâncias do interior mescladas com o amarelo dos pandeiros o cinza escuro dos primórdios do mar de concreto na cidade.

Não existe mais Largo da Banana, os bambas já não se encontram mais ali, assim como São Paulo nunca mais será a mesma. O samba anda sumido, quem quiser vai ter que procurar.

Fotos da obra

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
OK