Geofagia

Autor: Bemdbarro


Cadastrado em 31/10/2020
1

Data: 2020
Tipo de obra: Cerâmica
Técnica: Torno
Dimensões: A 0,10 x L 0,10 x P 0,10
Localização: Vídeo feito em casa.
Cor primária: Cerâmica crua
Cor secundária: Bege
Descrição: "Essa  matéria-prima — argila tirada do solo — é também a mais "bruta" entre as conhecidas e utilizadas pelo homem. Sua aparência grosseira, sua total forma de organização confrontam a  visão, o tato e o próprio raciocínio com a presença maciça do amorfo e de sua primazia. "Amorfa e nua", diz a Bíblia, era a terra no princípio da criação; e não é sem razão que outras mitologias comparam a obra do criador à do ceramista." (Lévy-strauss)
"Em 2009, um grupo de estudantesde biologia da Tufts University reuniu-se para comer terra. Eles moeram pequenos torrões de argila e ingeriram o pó para descobrir, pela primeira vez, o sabor desse material. Esse estranho teste de sabor era parte de um curso de medicina darwiniana oferecido por um de nós (Starks). Os alunos estavam estudando a evolução da geofagia – a prática de comer terra, principalmente solos semelhantes à argila, coisa que animais e pessoas praticam há milênios [...] Alguns povos indígenas das Américas usavam terra como um tempero e preparavam alimentos naturalmente amargos como noz de carvalho e batatas com um pouco de terra para neutralizar o amargor. A geofagia foi praticada com frequência na Europa até o século 19 e em algumas sociedades, como a etnia Tiv, da Nigéria, o desejo de comer terra é sinal de gravidez.[...] Moléculas de argila negativamente carregadas ligam-se facilmente a toxinas carregadas positivamente no estômago e intestinos – evitando que as toxinas penetrem na corrente sanguínea e transportando-as através dos intestinos para serem eliminadas.[...] É claro que ingerir terra também pode ser perigoso. Juntamente com minerais e materiais desintoxicantes seria possível ingerir bactérias, vírus, vermes parasitas e quantidades ameaçadoras de chumbo e arsênico, não intencionalmente. Devido a esses riscos, consumidores modernos de terra deveriam se limitar a produtos comercialmente seguros, passados por aquecimento ou esterilização –, mas não deveriam ser estigmatizados por seu comportamento.[...] Embora possamos não pensar em geofagia quando tomamos vitaminas ou procuramos alívio numa colherada de Kaopectate, na verdade estamos participando da prática ancestral de comer terra"

Fotos da obra

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
OK