Brasil Indígena

Autor: SubVersiva


Cadastrado em 15/03/2021
0

Data: 2020
Tipo de obra: Colagem
Técnica: colagem analógica
Dimensões: A 0,33 x L 0,24
Localização: Acervo Pessoal
Cor primária: vermelho
Cor secundária: verde
Movimento Artístico: Pós-Moderno
Descrição: Nessa obra reflito o imaginário social brasileiro, construído acerca dos povos originários deste território, nomeado Brasil pelos colonizadores.
É inegável que todo território nacional é indígena. Nossas raízes culturais foram herdadas desses povos, que já habitavam essa terra anteriormente à invasão Européia.
As imagens das quais me aproprio, para a realização das minhas obras, descendem de recortes de revistas, jornais, papéis impressos, folders, programações de exposições, dentre outros.
Como por exemplo, em uma das imagens utilizadas na obra, representando uma litogravura indígena do século XIX, presente no álbum Viagem ao Brasil, de Johann Baptiste von Spix e Carl Friedrich Philipp von Martius, publicado em Munique, em 1823.
Na outra imagem que compõe o trabalho, temos a representação de uma fotografia de um homem contemporâneo, trata-se do artista Bernardo Oyarzún, artista visual de origem Mapuche, um povo indígena da região centro-sul do Chile e do sudoeste da Argentina. Apesar das figuras dos rostos possuírem diferenças dimensionais, o que gera um anacronismo entre as imagens, contudo, ambas carregam as mesmas características fenotípicas.
Após compor esse trabalho, me aprofundei nas figuras utilizadas. Foi quando conheci Bernardo Oyarzún, que em seus trabalhos, traz fortemente suas vivências, como por exemplo, na obra Bajo Suspecha, que consiste em seu próprio retrato, como arquivo policial e um retrato falado da polícia que o coloca como suspeito.
Com essa investigação, pude constatar que nossas obras se relacionam ao tratar de temas como identidade e território.
 

Fotos da obra

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
OK