Primavera para Rosas negras

Autor: SubVersiva


Cadastrado em 15/03/2021
0

Data: 2020
Tipo de obra: Colagem
Técnica: colagem analógica
Dimensões: A 0,32 x L 0,24
Localização: Acervo Pessoal
Cor primária: Cor secundária: Descrição: ‘Primavera para Rosas negras’ é acima de tudo, sobre resgate.
Resgatar ideias, pensamentos, novas formas de existir, de se imaginar no mundo.
O título dessa obra carrega o mesmo nome do livro da antropóloga e intelectual, Lélia González. O livro contém artigos, escritos, pensamentos críticos e depoimentos da ativista.
A Lélia é também uma das mulheres mais incríveis que já li.
Esse trabalho é a sobre semear e cultivar sonhos. Ideiais.
Novas formas de viver!
Aqui, trago algumas das (muitas) mulheres extraordinárias que fazem parte da minha formação, e do meu pensamento crítico como mulher negra.
Com Angela Davis, aprendi que a luta contra o racismo é diária e que a violência para com nossa gente, não tira folga, nunca, tal como o sistema, que tenta de todas as maneiras, nos aniquilar diariamente. Davis me fez compreender inclusive o mais importante, 'Em uma sociedade racista, não basta não ser racista, tem de ser anti racista'!
Com Conceição Evaristo, aprendi que 'agente combinamos de não morrer', é um tratado do qual nós negros fazemos, e que persistimos muito, para cumprir e superar às expectativas do Estado.
Essa frase mexe comigo de um jeito...
Foi ela que me veio a mente, depois do resultado das eleições de 2018.
Chorei copiosamente.
Com a Xênia, aprendi a entender a minha intensidade.
Ela me ensinou que posso ser assertiva, impositiva, SubVersiva, e igualmente, leve e sensível.
Eu aceito minhas fraquezas.
Eu aceito transbordar.

Com Marielle aprendi que a luta não acaba quando uma voz se silencia, nesse caso ela ecoa ainda mais. Lidar com essa perda, é entender os reais motivos da nossa luta. Compreendemos maiormente, o real motivo de Luto (pra nós, remete a verbo)!

Com Djamila aprendi a perceber e praticar uma comunicação mais tangível. Aprendi que, ser um bom interlocutor, é se fazer entender pelo receptor, afim de evitar o maximo de ruídos possíveis. Pra isso é necessário saber a quem queremos atingir com nossa fala.
Nossa voz é PODER!
 

Fotos da obra

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
OK