Série: Proteção#2

Autor: SubVersiva


Cadastrado em 15/03/2021
0

Data: 2021
Tipo de obra: Colagem
Técnica: Frotagem e colagem analógica
Dimensões: A 0,41 x L 0,30
Localização: Acervo Pessoal
Cor primária: Amarelo
Cor secundária: Descrição: Proteção

1 Ato ou efeito de proteger; 

2 Ato de proteger alguém ou algo de um perigo, de um mal etc.
A série Proteção, surge da ideia de trazer para fora sentimentos que me permeiam há um tempo. Com o confinamento compulsório, essas angústias se acentuaram, de modo que eu tive de encontrar ferramentas para externalizá-las. Juntando tais emoções com a necessidade de criar, procurei experimentar coisas novas para aplicar em meu trabalho a fim de enriquecê-lo. Daí surge a ideia de utilizar tintas para fazer o fundo de minhas colagens, uma vez que recorto figuras e as colo sobre bases, que geralmente são de papel. Ao pensar nas tintas, pensei que poderia encontrar outras formas de imprimí-la no papel, que não fosse só com o pincel, daí surge os experimentos de frotagem (uma técnica que consiste em captar desenhos e texturas de uma superfície), com folhas de espada de Santa Bárbara ou como também é conhecida, Espada de Iansã. 

No Brasil, durante o processo escravagista, ao serem trazidos para o Brasil, escravizados não podiam praticar sua religião, o Candomblé nem cultuar seus Orixás, por isso, encontram um modo de cultuar suas divindades, associando os orixás aos santos do catolicismo, religião oficial do nosso país até hoje. Por conta do sincretismo religioso, nasce no Rio de Janeiro, na década de 30, uma religião genuinamente brasileira, a Umbanda. A partir da combinação de elementos do candomblé, do catolicismo e do espiritismo. 

Assim como o candomblé, a umbanda também cultua os orixás. 

Iansã ou Oya, como também é conhecida no Brasil, é uma divindade da Mitologia Yoruba associada aos ventos e às águas, sendo companheira de Xangô, o senhor dos raios e tempestades.
ORIXÁ: Iansã 

SANTA CATÓLICA: Santa Bárbara 

Esposa de Xangô, a Iansã do candomblé e da umbanda é a deusa dos raios, dos ventos e das tempestades. Na doutrina católica, ela corresponde a Santa Bárbara também uma protetora contra raios, tempestades e trovões. 

Fotos da obra

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
OK