No meio do racismo tinha um vírus

Autor: SubVersiva


Cadastrado em 18/04/2021
0

Data: 2020
Tipo de obra: Colagem
Técnica: Técnica mista de aquarela e colagem analógica sobre canson, 300g
Dimensões: A 0,32 x L 0,25
Localização: Acervo Pessoal
Cor primária: aquarela
Cor secundária: Descrição: A obra surge no contexto da pandemia mundial, causada pelo Covid-19. Em meio a crise sanitária, temos uma parcela da população que tem sido mais prejudicada pela epidemia, trata-se da população negra, que é maioria em nosso país, cerca de 54% da população brasileira (segundo IBGE) e que se encontra em grande número nas periferias.
A obra tem a violência como principal marcador. Sendo elas, principalmente, a violência policial e a do Estado, que restringe recursos para essa população, que se concentra principalmente, nas periferias e nos extremos das cidades. É também nessas regiões onde o Estado se faz ausente, reforçando assim, o racismo estrutural.
O racismo estrutural, bem como a violência policial, infelizmente, ainda fazem parte do cotidiano das pessoas negras em nosso país. A pandemia só veio para escancarar essa crise.
Neste trabalho trago pesquisas sobre desigualdade, abordando temas que são urgentes. Com esses diálogos, destaco também o cuidado que, nós, pessoas negras, adotamos ao longo da história para nos mantermos vivos, como por exemplo, favelas como Paraisópolis, que tem se articulado com a comunidade contra o novo Coronavírus.

Fotos da obra

Exibições

  • (08/2020)  - São Paulo / SP / Brasil
    Colagem Pandêmica
    Galeria Recorte
  • (08/2020)  - Belém / PA / Brasil
    Mostra A Sua Arte
    Arte exposta no prédios de Belém, PA
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
OK