orgânico vivo IV

Autor: Júlia


Cadastrado em 19/04/2021
0

Data: 2021
Tipo de obra: Pintura
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: A 0,40 x L 0,30
Localização: acervo pessoal
Cor primária: Cor secundária: Descrição: As formas orgânicas que desenvolvo surgiram para mim em um sonho. São seres que habitam meu inconsciente e, em paralelo, venho estudando a construção de olhos expressionistas-surreais. Crio cenários atmosféricos que remetem à lugares que existem no meu mundo de ideias e os materializo por meio de pinturas e formas figurativas. 

O orgânico vivo é a vibração e fluxo da vida, enquanto os olhos, bem como o núcleo dos seres, são o portal para um outro mundo. O conhecimento que alcançamos em relação à espiritualidade pode vir através de seres iluminados - que é o caso dos seres orgânicos que desenvolvo. Como uma tentativa inconsciente de representar o meu mundo espiritual através da materialidade das pinturas; a arte é, então, a mediação entre o físico e o etéreo. 

O olho é um símbolo de clarividência, entendido como o elo entre o mundo interior e o exterior. A analogia ao símbolo do terceiro olho é clara, onde procuro representar um portal que se abre para o espaço da consciência e para os diversos mundos existentes em nós. Tendo ligação direta com a forma de uma vulva, procuro representar o universo feminino como a fonte principal de energia a ser semeada, por onde a vida emerge e se enraíza.

Os portais olho-vulva são a forma mais direta de imersão ao meu mundo sensível. O terceiro olho não é físico, sua parte mais bruta é uma estrutura de energia que pertence ao mundo etéreo. Ao juntar a forma da vulva e a representação simbólica-energética do olho, faço a união entre o mundo físico e espiritual - dando força ao que o órgão feminino representa simbolicamente, mais do que sua forma física em si. 

 

Fotos da obra

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
OK