Série tabuas Pintura

Autor: Roberto Barciela


Cadastrado em 09/11/2021
2

R$ 18.900,00

Data: 2021
Tipo de obra: Objetos
Técnica: Pastilha de vidro, acrílico fosco e brilho tinta acrílica tinta óleo sobre lona sobre madeira Marupá
Dimensões: A 0,30 x L 0,30 x P 0,05
Localização: Barciela Studios
Cor primária: azul
Cor secundária: preto
Descrição: Objetos 2020/2021

Série Tábuas – Corte & Recorte

Acrílico e pastilha de vidro com tinta acrílica e tinta óleo sobre tela e sobre madeira Marupá revestida de Freijó.

A série começa pela busca incessante do artista pelas demolições, pelos garimpos de madeiras nobres retiradas de antigas construções, na região serrana do estado do Rio de Janeiro, onde está parte do seu ateliê de trabalho. São madeiras de vários tamanhos, formas e espessuras, com um trabalho voltado para a estética da sustentabilidade.

São cortes e recortes de acrílico preto fosco, brilho e pastilhas de vidro com tinta acrílica e tinta óleo sobre lona, se unindo a forma da madeira, material já utilizado pelo artista Roberto Barciela em suas séries de objetos.

A madeira encontrada para este trabalho foi o Marupá. A árvore de Marupá possui copa frondosa e pode chegar até 25m de altura e 80cm de diâmetro. Tem ocorrência na Amazônia e outras regiões do Norte e Centro-oeste do Brasil. Características sensoriais: cerne e alburno indistintos pela cor, esbranquiçado a levemente amarelado; brilho moderado; cheiro imperceptível e gosto levemente amargo; densidade baixa; macia ao corte; grã direita; textura média a grossa; superfície lustrosa.

O uso desse material está sendo aproveitado com mais consciência, especialmente pelo artista em sua obra de arte.

Nesta série Tábuas, Barciela abre cinco grandes segmentos de pesquisa em madeira no seu trabalho artístico.
 

Fotos da obra

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
OK