Turnierbuch 2

Autor: Fábio Carvalho


Cadastrado em 28/04/2022
0

R$ 290,00

Data: 2013
Tipo de obra: Gravura
Técnica: impressão fine art (giclée) s/ papel fotográfico semi brilho - edição de 50 + 2 P.A.s
Dimensões: A 0,60 x L 0,45
Localização: Estúdio FC
Cor primária: azul
Cor secundária: bege
Descrição: Trabalhos decorrentes da Residência Artística ID Pool, na Porcelana Vista Alegre, Portugal, realizada de outubro a dezembro de 2013, onde o artista buscou incorporar, na atual pesquisa do seu trabalho, elementos recuperados do cotidiano desta fábrica. A decoração de porcelana foi o primeiro elemento do universo aceito como feminino que Fábio Carvalho usou em seus trabalhos iniciados em 2009, contrapondo-a ao estereótipos de masculinidade e virilidade.

Ao invés de usar armas de fogo, soldados contemporâneos, entre outras imagens comumente encontradas em sua obra, Fábio Carvalho fui buscar no passado remoto imagens de guerreiros e suas armas, que pela distância no tempo não são mais percebidas como brutais e ameaçadoras, mas, muito pelo contrário, como imagens nostálgicas de um tempo de maior heroísmo e honradez que o atual.

As imagens usadas no projeto Turnierbuch são ilustrações pintadas à mão do livro “Turnierbuch - Kopie nach dem Original von Hans Burgkmair”, de autoria de Hans Burgkmair, publicado por volta de 1540, e criado como uma forma de propaganda em tributo aos triunfos do Imperador Maximiliano I. A procissão imaginária retratada nas ilustrações representa as aspirações, realizações e interesses do Imperador. São apresentados os membros do corte: caçadores, funcionários judiciais, músicos, palhaços, mascarados e homens de que simbolizam os diferentes tipos de torneios.

Para o projeto, foram selecionadas algumas imagens de cavaleiros e soldados. Às imagens dos cavaleiros e soldados, aplicou-se ilustrações antigas (período vitoriano) de diversos pássaros. A ideia de usar os pássaros partiu do fato de já haver nas ilustrações um curioso uso de aves (entre outros símbolos) como elementos alegóricos.

Fotos da obra

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
OK