Zi Facella

Biografia

Zingomar Facella nasceu no dia 21 de Setembro de 1950 em São Paulo no bairro do Cambuci onde reside até hoje. Logo na infância aproxima-se das Artes Plásticas através de seu tio Alfredo Volpi de onde adquiriu sua única formação artística. Em 1989 realiza sua primeira obra e no decorrer de sua trajetória, se envolve com um caminho de liberdade estética revelando uma marca essencialmente pessoal. Participa de diversas exposições coletivas entre elas a exposição em “Homenagem ao Artista Plástico Uruguaio Carlos Páez Vilaró” no Memorial da América Latina. Sua técnica desenvolvida a Têmpera (fabricação caseira que utiliza pigmentos naturais, onde aprimorou a formula original garantindo maior durabilidade das cores e resistência ao tempo).

Planos, transparência, volumes e formas geométricas, combinadas entre si, resultam numa obra que transborda movimentos e múltiplas leituras.

Com relação às cores, o artista explora tanto combinações sutis como faz uso de grandes contrastes.

A obra de Zi Facella reflete sua busca por espaços alegóricos e tridimensionais que proporcionam grande interatividade com o observador que se encontra sempre diante de surpresas e possibilidades de interpretação ao longo mais de três décadas de trabalho, Zi Facella expressa em suas composições o prazer pelas cores, pela geometria e pelo movimento. 

Sua obra atrai primeiro pelas cores e formas, depois para a sensação visual de que a pintura desloca-se do fundo.

A arte forte e madura de Zingomar Facella está pronta para figurar entre os grandes pintores modernos contemporâneo, nacionais e internacionais.

Formação acadêmica

  • (1970)  - São Paulo / SP / Brasil
    Sobrinho discipulo de Alfredo Volpi
    Ateliê Alfredo Volpi

Lugares onde viveu

  • (10/1950)  - São Paulo / SP / Brasil

Galerias

  • (12/2021)  - Goiânia / GO / Brasil
    588artshow
    Rua C. 167 QD.588 LT 11 Setor Nova Suiça
  • (04/2021)  - Rio de Janeiro / RJ / Brasil
    Ignisartem
    Rio de Janeiro
  • (04/2021)  - Recife / PE / Brasil
    Galeria de arte online
    Pernambuco
  • (10/2020)  - Fortaleza / CE / Brasil
    Galeria Mondrian
    Fortaleza
  • (10/2020)  - São Paulo / SP / Brasil
    Arteprints
    São Paulo
  • (01/2018)  - São Paulo / SP / Brasil
    Galeria VictorHugo
    São José dos Campos
  • VER MAIS [+]

Meu Espaço

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
OK